twitter



O Programa GESAC teve início em julho de 2003, quando foram estabelecidas parcerias entre órgãos do Governo Federal, tais como o Ministério das Comunicações (MC), Ministério do Planejamento (MP), Ministério da Educação (MEC), Ministério da Defesa (MD) e (Instituto de Tecnologia da Informação (ITI).
O principal objetivo do Programa é "promover a inclusão digital  para o desenvolvimento social auto-sustentável e promoção de cidadania", principalmente de pessoas das classes C, D e E, que dificilmente teriam acesso a informação. Esse Programa permite o acesso a Internet em alta velocidade (utilizando antenas VSAT e modens que permitem a conexão à Internet, via satélite) funcionando em escolas, unidades militares e telecentros, com uma média de conexão em sete computadores em cada ponto.
Os pontos de presença, como são denominados os locais que receberam a antena para a conexão via satélite, estão instalados em escolas públicas, que já possuíam laboratórios de informática montados e que estão situados em municípios com baixo índice de desenvolvimento humano – IDH , ou nas periferias das grandes cidades.
O Gesac está implementado em todos os Estados brasileiros, atendendo a comunidades indígenas, remanescentes de quilombolas, comunidades rurais e quartéis localizados nas fronteiras brasileiras e em regiões remotas.
Existem, atualmente, no Brasil, 3.200 pontos de presença instalados em mais de 2.500 municípios. De acordo com dados do Programa, isso permite que cerca de 28 mil computadores estejam em rede e conectados à internet, com perspectivas de atender a um número superior de 6,4 milhões de pessoas.
A título de exemplificação esses pontos estão assim distribuídos pelo território nacional: em São Paulo foram instalados 382 pontos, Minas Gerais conta com 431 pontos, o Rio de Janeiro com 162 e o Espírito Santo com 69 pontos de presença, para citar exemplos da região sudeste. Na região norte, citando alguns Estados, temos o Amazonas com 81 antenas instaladas, o Pará com 166, Maranhão com 105 pontos e Roraima com 21 pontos, sendo que neste último Estado, a maioria dos pontos refere-se a áreas militares, sendo apenas 6 pontos instalados em escolas. Na região nordeste o Rio Grande do Norte possui 84 pontos instalados, Sergipe 28, Alagoas 36, Pernambuco 187 pontos e a Bahia, possui um número maior de pontos instalados, nessa região – 230. Na região sul temos o Paraná com 139, Santa Catarina com 84 pontos e o Rio Grande do Sul com 190 pontos, até o momento. Existe uma previsão de ampliação do Programa para a instalação de mais 1.200 pontos para próximo ano e outros 1.200 para 2006.
Considerando a Internet como um importante meio de comunicação e de cidadania, a justificativa do programa refere-se à importância de conhecer e utilizar as tecnologias, que devem "deixar de ser um privilégio de poucos para transformar-se em um extraordinário fator de promoção social, possibilitando, inclusive, abertura de oportunidades de trabalho para milhões de pessoas." 

Referências:
http://www.telebrasil.org.br/painel/50/palestras/Miranda.pdf

http://tecnico.univirr.com/2011/06/o-que-e-o-gesac_01.html

http://br.monografias.com/trabalhos/gesac-inclusao-digital-espirito-santo/gesac-inclusao-digital-espirito-santo.shtml

http://www.gesac.gov.br/


0 comentários:

Postar um comentário