Os Sistemas de Informações Transicionais compreendem as funções básicas de uma empresa, gerando e armazenando dados. Isso ocorre devido a um conjunto organizado de pessoas, procedimentos e dispositivos que registram as transaçoes rotineiras. Com isso os administradores podem ter acesso a informações que os ajude a tomar as decisões que mais favoreçam a empresa.
Para melhor auxilio aos administradores, existe o sistema de informação gerencial, no qual cada departamento recebe um relatório rotineiro relacionado a sua área funcional, ajudando- os a desenvolver planos melhores, tomar decisões melhores e obter maior controle sobre as operações da empresa.
Enquanto o SIG trata com problemas mais estruturados, o SAD(sistemas de apoio a decisão ) ajuda a resolver problemas fora do previsto. E além de produzir relatórios o SAD também permite que o usuário faça perguntas novas e não-antecipadas e intervenha diretamente para mudar a maneira como os dados serão apresentados. Ele se diferencia por manipular grandes volumes de dados, obter e processar dados de fontes diferentes e possuir orientação tanto textual quanto gráfica.